Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 18 de novembro de 2014

AABA pedirá apoio ao senador eleito Paulo Rocha

Na próxima sexta-feira (21) o presidente da Associação dos Aposentados do Banco da Amazônia (AABA), advogado Agildo Monteiro, acompanhado pelos diretores da entidade, Alpheu e Sirotheau, e pelo associado e jornalista Francisco Sidou, serão recebidos pelo senador eleito Paulo Rocha (PT-Pa). O objetivo da reunião é dar conhecimento ao futuro parlamentar sobre as retaliações praticadas pela diretoria do Basa (indicada pelo PT) contra os aposentados e pensionistas, beneficiários da Capaf. Exemplo disto é a denuncia feita pelo associado da AABA, Cândido Messias, no artigo abaixo, enviado a este blog com pedido de divulgação:
Bancos podem ter subclientes ?
Quando os bancos promovem seu marketing em cima de produtos e serviços para clientes não costumam separá-los por classes. Até porque, como diz um brocardo popular - "dinheiro não tem pátria nem cor". E os bancos lucram cada vez mais emprestando dinheiro para os seus clientes, em "suaves" prestações mensais. Há casos em que o cliente também sai satisfeito porque pode dispor de um S.O.S básico para despesas emergenciais, pagar dívidas, etc.

Mas no Banco da Amazônia está ocorrendo uma situação inusitada: eles anunciam no painel dos caixas eletrônicas a antecipação do 13º salário para clientes, mas não especificam se há alguma exceção. Quando, porém, o aposentado do Basa/Capaf vai solicitar esse produto ouve uma resposta curta e grossa do gerente: "infelizmente o sistema não liberou essa opção de crédito para aposentados."

Não adianta argumentar que os clientes de um banco, em princípio, deveriam ter os mesmos direitos desde que cumpram com suas obrigações. Não adianta também invocar o Estatuto do Idoso, que prescreve com todas as letras "que o idoso não deve ser submetido a maus tratos ou tratamento discriminatório". O sistema não costuma se sensibilizar com essas filigranas de ordem legal. A diretoria do Banco da Amazônia, em tese composta de representantes do Partido dos Trabalhadores (PT) continua tratando os aposentados da CAPAF com sucessivas retaliações devido a não terem aderido em peso aos Planos Saldados da CAPAF, que suprimia direitos e atropelava sonhos de uma vida mais digna na velhice. A antecipação da primeira parcela do 13º, consagrada pelos usos e costumes por mais de 40 anos, também foi suspensa para aposentados desde a intervenção na CAPAF, decretada em 2011. Diferenças do reajuste salarial de setembro também não são pagos aos aposentados na data paga aos funcionários da ativa, numa escandalosa discriminação.

Enquanto isso, a Ação impetrada pela AABA para garantir os direitos de aposentados e pensionistas já foi vitoriosa em todas as instâncias da Justiça Trabalhista, até no TST, mas a PREVIC (órgão do governo federal que supervisiona os Fundos e Pensão) já anunciou a disposição do governo em remetê-la "aos costumes" , ou seja, insistir em recursos meramente protelatórios ao STF para ver se lá ela possa ser esquecida nos porões com milhões de outros processos até que todos os aposentados e pensionistas possam morrer e com eles sua esperança e seus sonhos.

Será que o senador Paulo Rocha, que honrando suas origens como trabalhador gráfico, sempre defendeu o lado dos trabalhadores, inclusive como atuante dirigente sindical e fundador da CUT - não pode se interessar pela causa dos aposentados do Banco da Amazônia, que estão sendo massacrados pela diretoria indicada pelo Partido dos Trabalhadores, através de mesquinhas atitudes de retaliação e vingança ?

Posso garantir que foram muitos os aposentados do Basa que votaram em Paulo Rocha. Bem que ele agora poderia dar uma "forcinha" aos velhinhos do Basa, rechaçando essa postura autocrática da atual diretoria do Banco da Amazônia e conseguindo , através de negociações em Brasília, que a PREVIC desista dessa postura arrogante e boçal de recorrer de causas perdidas, apenas aumentando o passivo trabalhista a ser um dia liquidado de qualquer maneira , com maiores prejuízos para o governo federal e para o Basa ?

6 comentários:

  1. Brilhante no estilo, contundente e verdadeira na essência, a denúncia formulada pelo sr. Cândido Messias e veiculada pelo seu conceituado Blog foi motivo de preocupações hoje nos bastidores e corredores do prédio do Banco da Amazônia. Estavam alguns áulicos meio atarantados à procura de informações sobre esse Cândido Messias, quem seria ele, de onde saiu. Mas todos admitiam que a denúncia é bombástica e que os dirigentes do banco esticaram demais a corda contra os aposentados e pensionistas que não aderiam aos tais Planos Salgados e que essa postura autocrática pode sim repercutir muito mal em Brasília, caso o senador Paulo Rocha resolva levar o caso adiante e encampar a reivindicação dos aposentados e pensionistas por JUSTIÇA. O Ministério Público que defende os idosos também tera se interessado em apurar a discriminação denunciada pelo aposentado Cândido Messias.Esse assunto ainda vai render e seu Blog, sr. Ércio, marcou um grande tento, pois a grande imprensa não dá nada que possa desagradar aos potentados dirigentes do Basa, amestrados pelas generosas verbas publicitárias. O que causa perplexidade nessas atitudes e retaliações contra os aposentados e pensionistas, que deram todo o vigor de sua vida laboral à Instituição, é que a diretoria do Basa todos os anos presta grandes homenagens à Senhora de Nazaré, durante a procissão do Círio, mas não pratica a doutrina cristã no tratamento com os idosos. Nossa Senhora de Nazaré, com certeza, não aprova isso, senhores dirigentes do Banco da Amazônia. Ela preferiria, se consultada, nem ser homenageada pelos senhores.

    ResponderExcluir
  2. Essa turma que vai se reunir com o ex-mensaleiro Paulo Rocha faz parte da cumpanherada petista e, assim, são também cúmplices da situação penosa a Capaf e seus aposentados e pensionistas enfrentam. O Sidou disfarça sua condição de "vermelho" para não perder a boquinha como assessor de uma secretaria do governo Jatene. Ele votou e pediu votos para o Helder. Abraços do J.Almeida - o imbatível!

    ResponderExcluir
  3. Ao pseudo anônimo J.Almeida devo apenas dizer que não irei contribuir para alimentar seus recalques , pois entendo, como modesto bacharel em psicologia, que o que ele busca é uma espécie de autoafirmação diante da rejeição ao seu nome de parte de ex-companheiros e ex-colegas por ter traído todos ao se bandear para o lado mais forte, em busca das migalhas do poder. No fundo, ele inveja os companheiros que se mantiveram firmes no lado dos mais fracos e oprimidos e procura atacá-los usando do anonimato de forma covarde e rasteira. Ele precisa de tratamento. Bem que poderia procurar a psicóloga da CASF...

    ResponderExcluir
  4. Parem com essa briga besta. O Basa tá pagando os bons benefícios aos capafeanos que precisam, sim, controlar os seus gastos.

    ResponderExcluir
  5. Tem aposentado da capaf que não paga a contribuição da casf mas nos meses de férias vai pra salinas tirar onda de bacana.

    ResponderExcluir
  6. Ora meus amigos J.Almeida Sales (o imbatível) e Chico Sidou.
    Vocês já estão na fila do embarque final. Parem com essas ofensas gratuitas, desde o tempo em que eram Presidente e Conselheiro da CAPAF.
    Concedam-se a grandeza de se perdoarem mutuamente e vão curtir o próximo Natal juntos, ou na mansão do Sidou em Salinas ou no Sítio agrícola do J.Sales, na estrada da Vigia.
    Ora, pois, pois!

    ResponderExcluir