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sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Quinta edição do Black Friday é hoje

A Black Friday, tradicional data americana em que o comércio oferece descontos, terá hoje sua quinta edição no Brasil. Por aqui, a data é mais forte no comércio virtual, já que a iniciativa de importar o evento foi desse setor. No ano passado, o festival de ofertas movimentou R$ 770 milhões na rede em um único dia, segundo medição da consultoria E-bit. A expectativa é que neste ano o valor chegue a R$ 1,2 bilhão.

As categorias mais vendidas foram as de telefonia e celulares, eletrodomésticos, moda e acessórios, informática e eletrônicos - trata-se de uma ordem diferente da registrada o ano todo no e-commerce, na qual as roupas lideram entre os produtos com maiores vendas no Brasil. O motivo é que mesmo índices baixos de descontos em itens eletrônicos podem representar centenas de reais.

Neste ano, a tônica deve ser a mesma. Análise feita pela Serasa Experian nas últimas quatro semanas indicou que os smartphones estavam relacionados a oito dos dez termos mais buscados na web associados à data.

Cuidado - Ao fazer compras, o cliente deve estar atento à idoneidade da loja. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico concedeu a 412 e-commerces o selo Black Friday Legal, que atesta que a empresa se compromete com boas práticas como não maquiar descontos. Outros 322 portais estavam com a autorização pendente por motivos como, por exemplo, não mostrar na página inicial dados como CNPJ e telefone de contato.

Antes de ceder a uma oferta tentadora de uma loja virtual pouco conhecida, cheque se ela não consta da lista negra do Procon-SP. Nesta semana, a entidade relaciona 449 sites considerados não-confiáveis, ou seja, que não responderam ou não foram encontrados para atender queixas recentes de consumidores.

Pará - No Pará, até o ano passado, o Black Friday foi uma iniciativa timidamente adotada pelo empresariado local. Neste ano, de acordo com dados da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil no Pará (ADVB-PA), o envolvimento dos empreendedores paraenses cresceu em aproximadamente 20%, o que, segundo especialistas, é pouco se considerada a força do mercado local. A expectativa é que nos próximos anos as lojas de Belém passem a aderir o movimento.
Mais aqui >Consumidores registram mais de 1 mil reclamações desde ontem

Um comentário:

  1. Não adianta publicarem listas e mais listas de lojas fraudulentas agora. O que deve ser feito todo ano é pesquisar uns 10 ou 20 dias ANTES da tal sexta-feira, para comparar as safadezas. Aí irão verificar/constatar que as fraudes do tipo "tudo pela metade do dobro"...
    Uma semana antes as lojas dobram os preços e "dão" descontos de "até 50%"...
    Política, imprensa e comércio andam juntos na hora de enganar incautos.
    E como é fácil enganar incautos. O Brasil está cheio deles.

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