Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Divórcios podem ser facilitados em cartórios

Diferente dos casos onde o processo de divórcio é levado à Justiça, quando é necessário aguardar anos por uma decisão, casais que não tenham filhos menores de idade ou incapazes têm a possibilidade de oficializar o término do casamento através de cartórios. Não sendo mais exigido prazos para que o casal dê início ao processo, é possível alterar o estado civil dentro de alguns dias.

Modificados a partir da Lei 11.441, de 2007, os divórcios passaram a ser facilitados no Brasil quando, em comum acordo, o casal não tem mais interesse em permanecer casado. Independente do tempo de casamento, o casal pode dar início ao processo de divórcio através da contratação de advogado que auxilie na definição dos termos que envolvem o ato, como a retomada ou não do nome utilizado anteriormente ao casamento, a descrição e partilha dos bens adquiridos pelo casal e se haverá necessidade de pagamento de pensão.

Definidos tais termos, é possível concluir o processo de divórcio através da averbação do documento no mesmo cartório onde foi registrado o casamento.

Caso o casal não tenha condições financeiras de contratar um advogado, esse procedimento também pode ser realizado através de serviços como os disponibilizados pela Casa de Justiça e Cidadania do Tribunal de Justiça do Estado do Pará. “Fazemos um calendário anual em que geralmente de dois em dois meses promovemos mutirões onde atendemos a comunidade com serviços de cidadania”, explica o juiz coordenador da Casa de Justiça e Cidadania, Silvio César dos Santos. “No caso dos divórcios consensuais fazemos a audiência imediatamente e lavramos a sentença que já pode ser levada para averbação do divórcio em cartório”.

Sendo necessário procurar a Casa de Justiça para fazer um pré-cadastro, em alguns casos é possível resolver o impasse de forma gratuita em menos de um mês. “Eu achava que seria mais burocrático, mas um amigo já tinha conseguido se divorciar aqui pelo mutirão e me indicou”, lembrou o cidadão atendido no mutirão do último sábado e que preferiu não se identificar.

Interessados em dar entrada no divórcio consensual através da Casa de Justiça e Cidadania podem procurar a sede do órgão (Almirante Barroso, 2380), de segunda a sexta-feira de 8h às 14h munidos de documentos como certidão de casamento, certidão de nascimento dos filhos e de imóvel, se houver. (Dol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário