Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Gilmar: 'vai ter que examinar' se inclui novas provas da Lava Jato

Nelson Jr./SCO/STF: Ministro Gilmar Mendes em sessão plenária. Foto: Nelson Jr./SCO/STF (29/05/2013)  
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que é vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral, afirmou ontem (23) que as provas da nova fase da Operação Lava Jato que envolvem o marqueteiro João Santana poderão ser incluídas nos processos de cassação da presidente Dilma Rousseff e de seu vice, Michel Temer, em discussão na Justiça Eleitoral.

"Vai ter que examinar isso. Na verdade, os fatos são pré-existentes. As provas é que são novas. E o momento é esse. Agora que abriu para instrução processual, encerrou essa fase de defesa", disse.

A defesa da presidente tenta evitar que o TSE inclua provas da Lava Jato nos pedidos de cassação, alegando que o caso está na esfera criminal e não tem pertinência com o processo eleitoral.

Para o ministro, é preciso esclarecer se os pagamentos de João Santana estão ligados à campanha de Dilma.

"Tem que se saber o que existe subjacente a isso. Se isso estiver associado à campanha, é de seriedade inexcedível. Vai depender disso. O que está por trás disso. Vai indicar caixa dois, abuso de poder econômico, uma série de coisas que vem se falando. Se de fato, ao lado de pagamentos feitos aqui ocorrem pagamentos no exterior, significa que a campanha foi financiada desta maneira. Isso precisa ser esclarecido", afirmou.

O ministro disse que a discussão das ações de cassação pode levar entre um e dois anos no TSE. Ele defendeu ainda que o tribunal decida se vai unificar os quatro processos que podem levar à perda do mandato de Dilma e Temer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário