Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 24 de março de 2016

Desemprego salta para 9,5% e número de desocupados chega a 9,6 milhões

Pessoas procuram emprego e não conseguem
A taxa de desocupação no Brasil ficou em 9,5% no trimestre encerrado em janeiro de 2016, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua divulgados há pouco pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número de desocupados chegou a 9,6 milhões de pessoas, uma alta de 42,3% (mais 2,9 milhões de pessoas) em relação ao mesmo período de 2015.

A taxa de desemprego de 9,5% é a mais alta da série histórica da pesquisa, iniciada no primeiro trimestre de 2012. O número de desempregados e o crescimento do contingente de pessoas na fila do emprego também foram recorde.

A renda média real do trabalhador foi de R$ 1.939 no trimestre até janeiro de 2016. O resultado representa queda de 2,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além de ter queda, em média, o reajuste salarial não está acompanhando a inflação.

Desde janeiro de 2014, o IBGE passou a divulgar a taxa de desocupação em bases trimestrais para todo o território nacional. A nova pesquisa substitui a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), encerrada ontem (23), que abrangia apenas as seis principais regiões metropolitanas, e também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) anual, que produz informações referentes somente ao mês de setembro de cada ano. Pela PME, o desemprego ficou em 6,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário