Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Futebol santareno: Os sem-dinheiro aproveitavam

Quando a bola ainda rolava no velho Estádio Adherbal Corrêa (posteriormente o nome foi mudado para Elinaldo Barbosa), em Santarém, o portão de entrada era aberto quando faltavam 15 minutos para o término do segundo tempo dos jogos, dando chance aos "sem-dinheiro", aos "lisos" assistirem aos momentos finais das empolgantes disputas do campeonato local. Era uma correria danada de todos quantos eram beneficiados com essa gratuidade, em busca de uma acomodação em torno do campo que não dispunha de alambrado.

Um detalhe interessante: no intervalo do primeiro para o segundo tempo, uma vez que não existiam vestiários, os atletas de cada um dos times disputantes, ficavam sentados no chão em um dos cantos do estádio recebendo instruções de seus treinadores, saboreando o gostoso refresco bem geladinho, preparado pelo Bráulio. Muitos torcedores ficavam ao redor deles, dando palpites sobre possíveis substituições ou simplesmente criticando aqueles que não demonstraram desempenho satisfatório nos primeiros 45 minutos. O campo de jogo não tinha grama, o solo era um tremendo areal.

3 comentários:

  1. Creio que muitos jogos foram transmitidos pela Rádio Rural, na voz de Tadeu Natis, comentários de meu pai Ismar Simies e " ponta de gol" do jovem Guarany Junior!
    Corrija-me, se estiver errada.

    ResponderExcluir
  2. Rosangela, você está corretíssima. O seu pai e nosso mestre Osmar formou e comandou uma equipe esportiva na Rádio Rural, da melhor qualidade, com profissionais competentes e dedicados.

    ResponderExcluir
  3. O rádio santareno foi uma fonte rica de valores abastecendo as emissoras de Belém. Osmar era daqui. Mas Oti Santos, Claudio Cerique, Guarany Junior, Thadeu Matos e Olimpio Guarany vieramn do rádio mocorongo. Ainda cheguei a vistar os estúdios ds duas emissoras da época: Rural e Clube(1978).Estou com um blog lançado recentemente que visa perenizar tanto o futebol quanto o rádio esportivo paraense.É acessado pelo endereço: pontadegol.blogspot.com.br

    ResponderExcluir