Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 23 de junho de 2016

SANTARÉM: E por falar em saudade, TE LEMBRAS?

Autor: Ercio Bemerguy
Era uma bela manhã ensolarada de domingo, mês de julho de 2004. Eu estava na praia de Alter do Chão acomodado em uma das mesas da barraca “Ventania”, aguardando, para o almoço, o preparo de um tambaqui assado na brasa. De repente, a grata surpresa: vi chegarem três velhos e bons amigos, todos eles meus parceiros de memoráveis andanças pelas festas e bares nas noites enluaradas e madrugadas santarenas, quando éramos jovens e solteiros, sem perigo e sem receio de sermos atacados por gangues, pivetes ou drogados, como infelizmente hoje acontece.

Após os abraços e sorrisos que expressavam a celebração e a alegria daquele reencontro, iniciamos um bate-papo, bebericando “caipirosca”, tirando o gosto com bolinhos de piracuí. Fatos e pessoas “daquele tempo” foram boiando de nossas memórias, desnudando a saudade, decantando o tempo e fazendo-nos indagar um ao outro: tu lembras? Por exemplo: lembras das rondas policiais noturnas feitas pelo austero comissário Avelino Almeida e, durante o dia, o preto Brejão impedindo a algazarra da molecada? Lembras do Tiro de Guerra 190, comandado pelos tenentes Liberalino e Assis e sargentos Damasceno e Bittencourt?

Sem a mínima intenção de invadir a seara dos historiadores, resolvi registrar aqui, um pouco de tudo aquilo que recordamos naquela reunião de amigos, para que os jovens de hoje saibam por que os seus pais e avós sentem saudade de Santarém de outrora.
Como um teste, cuja matéria escolhida é a saudade, eu pergunto: LEMBRAS?...

-da ZYR-9 Rádio Clube de Santarém (hoje, Rádio Ponta Negra) com programas apresentados pelo Orlando Borba, Argemiro Imbiriba, Eduardo Ferreira, Ruth Santos, Rosivaldo, João Silvio Gonçalves e Pitágoras Almeida ("A Hora da Onça Beber Água")?

-das Escolas de Samba “Ases do Samba” (comandada pelo Paulo Lisboa, Renato Sussuarana e Laurimar Leal) e “Chapeuzinho Vermelho” (do Sete, dos médicos Osires e Telmo e outros)?

-da Casa de Saúde São Sebastião, do médico Waldemar Pena, onde trabalhavam o doutor Aloisio Melo e o laboratorista Phebus Dourado?

-da Policlínica Santo Antônio, dos médicos Alfredo Machado e Lucivaldo Figueira Tapajós?

-do serviço de propaganda sonora (alto-falante) “Ypiranga”, do Moacir Miranda, com locução de Cesar e Elza Sarmento?

-do “Jornal de Santarém”, dos irmãos Polaco e Arbelo, com crônicas escritas pela professora Antonieta Dolores Teixeira e coluna social do Wilson Fona?

Mais aqui>Santarém: Te lembras?

Um comentário:

  1. Sou desse tempo, lembro de tudo. E tb de nossos jogos de vôlei, no Santa Clara, e vc e outros colegas iam torcer pelos seus times, principalmente das internas. Era a oportunidade que os rapazes tinham de entrar naquele colégio só para meninas.rsrsrs

    ResponderExcluir