Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Outubro rosa: como surgiu o termo e a importância da data

Por Antônio Frasson - Mastologista do Albert Einsten/SP
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 90, para estimular a participação da sociedade no controle do câncer de mama. Atualmente, a data é celebrada em diversos países, através da iluminação de monumentos e prédios históricos na cor rosa, com o objetivo de chamar atenção para os avanços no tratamento da doença e conscientizar a população sobre a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce – as evidências obtidas de estudos clínicos sugerem uma diminuição de 25% da mortalidade por câncer de mama com a realização de exames de rotina.

Visitar regularmente o mastologista, que deverá fazer o exame clínico das mamas e solicitar exames complementares, caso julgue necessário, é o mais recomendável. A mamografia se apresenta como exame eficaz e de baixo custo para o diagnóstico precoce. Para as mulheres com 40 anos em diante, a diretriz da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) recomenda a periodicidade anual desse exame.

O ultrassom das mamas serve como complemento à mamografia, principalmente em caso de mamas densas e para diferenciar cistos de nódulos benignos ou suspeitos; e a ressonância magnética é recomendada para o rastreamento em populações de alto risco, mulheres que fizeram radioterapia no tórax na idade entre 10 e 30 anos ou pacientes portadoras de mutação genética (como no gene BRCA).

A realização do autoexame (atualmente se fala em autoconhecimento das mamas) também é importante. Se a mulher notar qualquer alteração, mesmo já tendo realizado seus exames de controle anuais, ela deve procurar um mastologista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário