Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Salvem a Praça da Matriz!!!

Nos dias de hoje, com certeza, o poeta Emir Bemerguy não encontraria inspiração ou motivo para escrever estes versos que foram musicados por Vicente Malheiros da Fonseca e transformados na bela marcha-rancho "Praça da Matriz", cantada por Ray Brito e outros talentosos interpretes da terra mocoronga:
"Ó velha Praça, pequenina e bela!
Ó minha amada Praça da Matriz!

Quanto segredo que me empolga ainda

Cada cantinho desses teus me diz!

(...) Os benjamins simétricos...
As flores...

E a minha Praça guarda, entre esplendores,

Pedaços coloridos de uma vida.

==========================
Junto com as fotos acima, enviadas a este blog, um leitor que se identifica como ´Tristonho`, comenta: "Ercio, dá pena! É uma vergonha o que estão fazendo com a Praça da Matriz. Os benjamins estão morrendo, os hippies, imundos e fedorentos tomaram conta do coreto e dos bancos; os marreteiros, vendedores de redes e outros produtos enchem os espaços com suas mercadorias e nem varrem os locais que ocupam. Senhores Vereadores: não sejam omissos, denunciem, peçam providências ao prefeito Nélio Aguiar para eliminar este descaso com o citado logradouro que é a ´cara de Santarém`."

Um comentário:

  1. PRAÇA DA MATRIZ
    (Marcha-rancho)
    Letra: Emir Bemerguy (Santarém-PA, 23.11.1970)
    Música: Vicente José Malheiros da Fonseca (Santarém-PA 20.03.1975)

    Ó velha Praça, pequenina e linda!
    Ó minha amada Praça da Matriz!
    Quanto segredo que me empolga ainda
    Cada cantinho desses teus (que) me diz!...

    Na memória, um cortejo que não finda:
    Lembranças de uma época feliz...
    GARAPEIRA... A CHARANGA tão bem-vinda,
    A me inspirar poemas que não fiz...

    Meus nervosos namoros de frangote...
    As PROCISSÕES... O austero sacerdote...
    De tudo uma saudade mal contida!...

    Os BENJAMINS simétricos... As FLORES...
    E a minha Praça guarda, entre esplendores,
    Pedaços coloridos de uma vida!...

    _________________________________________

    Intérpretes: Ray Brito (cantor) e Os Hippies (arranjo: José Agostinho da Fonseca Neto – Tinho), no Long Play “Canção de Minha Saudade”. Guarany – JPLP – 001, lado A, faixa 7, 1980. Santarém (PA).

    Ouça a música:

    https://soundcloud.com/vicente-malheiros-da-fonseca/pra-a-da-matriz-vicente

    ...

    Existe uma Placa com a partitura da obra musical Praça da Matriz (música: Vicente Fonseca; e letra: Emir Bemerguy) - Santarém (PA), colocada no encerramento do Projeto “Produção de Réplicas e Catalogação dos Prédios Históricos de Santarém” desenvolvido pelas Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), em 22 de junho de 2009.

    Confira a foto da Placa:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=101528439876252&l=ccea272574

    Abraços,

    Vicente Malheiros da Fonseca.

    ResponderExcluir