Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

América Futebol Clube, uma agremiação de muito amor

 Identifiquei: Isaias (Zazá) Lisboa, Beto Guerreiro, Zé Aurélio, Cristovam Sena e João Moraes
Este foram os atletas que conquistaram o único título da história americana. Foi em 1965, com esta formação: Zé Mário, Bode, Coruja, Praxedes e Truíra; Lulu (Licurgo) e Cristovam Sena; Nelson Alves, Manoel Moraes, Ataualpa e Tovica. O técnico era Márlio Cunha.
Foram muitos os pedidos que recebi para postar fotos do América Futebol Clube que, nos anos 60, 70 e 80, era uma das principais atrações do campeonato santareno de futebol amador e que desfrutava de um grande número de admiradores. Para lembrar do meu time querido, vejam as imagens acima, que poderão ser ampliadas com um clique sobre elas.

8 comentários:

  1. Ercio, este teu blog é pai d'égua. São lembranças maravilhosas. Parabéns e muito obrigado. Bj da Lena Siqueira, santarena, hoje reside em Orlando/EUA

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Ércio:
    Excelente a matéria sobre o glorioso América.
    Diversos integrantes do tradicional time santareno eram colegas do nosso querido Colégio “Dom Amando”.
    Quantas lembranças!…
    Não sei se você sabe, mas o América tem um hino.
    Foi o primeiro hino que compus (atualmente o meu hinário registra mais de 90 obras desse gênero), com letra de meu irmão José Wilson, em 1971, em singela homenagem musical ao América: “HINO DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE DE SANTARÉM”.
    Parabéns!
    Vicente Malheiros da Fonseca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vicente, se possível, envie a letra do hino para fazer parte desta postagem. Um abraço.

      Excluir
  3. O goleiro que aparece de pé, à esquerda, é o Podalyro (meu primo), que formou-se em engenharia e é professor com doutorado na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

    ResponderExcluir
  4. O presidente do América era o papai Lahire Cavalléro. Hi

    ResponderExcluir
  5. Na primeira foto está também o Nelson Alves, bom de bola.

    ResponderExcluir
  6. Lembro que meu pai, Nelson Alves, tinha a faixa e a medalha. Infelizmente não nasci com esse dom do futebol. Ouvi muitas histórias e todos da época dele falam como ele era craque.

    ResponderExcluir
  7. HINO DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE DE SANTARÉM
    (Hino-marcha)
    Letra: José Wilson Malheiros da Fonseca (Santarém-PA, 14.12.1970)
    Música: Vicente José Malheiros da Fonseca (Belém-PA, 24.04.1971)

    – América! América!
    – Eu te aclamo com grande emoção!
    – América! América!
    – Salve o clube do meu coração!

    Tua camisa valente
    É vermelha
    É a ardente centelha
    Que acende os corações.
    Santarém te consagra
    E te aceita.
    Todo o povo respeita
    Tuas nobres tradições.

    – América! América!
    – Eu te aclamo com grande emoção!
    – América! América!
    – Salve o clube do meu coração!

    Nos estádios, teu hino eu canto.
    Ergo a voz pelo nosso ideal,
    Que é manter sempre forte e unido
    O América, num abraço total.

    – América! América!
    – Eu te aclamo com grande emoção!
    – América! América!
    – Salve o clube do meu coração!

    __________________________

    Canto e Piano.

    Revisão: Belém-PA, 11 de fevereiro de 2017.

    Ouça a música (execução simulada por computador):

    https://soundcloud.com/vicente-malheiros-da-fonseca/hino-do-america-futebol-clube

    ...

    Abraços,

    Vicente Malheiros da Fonseca.

    ResponderExcluir