Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sábado, 10 de junho de 2017

Os Santos Juninos

Por Cardeal Orani João Tempesta
Junho traz consigo a mudança de temperatura no hemisfério sul e, em nosso país, as tradicionais festas em torno das fogueiras. As festas juninas são muito populares e remontam a uma tradição Portuguesa e, por isso, constituem uma celebração luso-brasileira. Antes dessas nossas celebrações cristãs, já havia a tradição da comemoração do solstício de verão, que era no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano). Nesse dia nós celebramos atualmente a "festa de São João".

No Brasil festejamos os seguintes Santos no calendário santoral católicos:
Santo Antônio (13 de junho)
São João (24 de junho)
São Pedro (29 de junho ou domingo seguinte)
São Paulo (29 de junho ou domingo seguinte)

Há uma mistura entre aspectos culturais e religiosos na celebração destes santos de Junho. Esses festejos, mesmo sendo populares, estão intrinsecamente incorporados na tradição de nosso povo, e ainda assim não perdem sua originalidade católica – são celebrações da tradição e piedade popular. Os mais populares Santos festejados no santoral católico, a iniciar por Santo Antônio de Pádua e Lisboa, depois São João Batista, São Pedro e São Paulo, são marcados pelo testemunho de santidade e amor a Jesus Cristo e sua Igreja.
Mais aqui >Os Santos Juninos

Nenhum comentário:

Postar um comentário