Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

sexta-feira, 9 de junho de 2017

STJ deve julgar se recebe denúncia contra Simão Jatene

O Superior Tribunal de Justiça deverá em breve decidir se recebe denúncia contra o governador do Pará, Simão Jatene (PSDB), pela prática de crime de corrupção ativa e passiva e falsidade ideológica. A Corte Especial do tribunal decidiu quarta-feira (7/6), por maioria, ao apreciar recurso do Ministério Público Federal, que não houve prescrição.

Segundo a ação penal, Jatene seria o principal beneficiário do pagamento de propina, acertada com a cervejaria Cerpa, após a concessão de uma anistia fiscal. O crime teria sido cometido em 2002, antes de ele ser eleito governador, quando o estado era comandado pelo tucano Almir Gabriel. Prevaleceu o entendimento pela não prescrição, da ministra Maria Thereza de Assis Moura, que passará a ser a relatora da ação penal. O relator, ministro Napoleão Nunes Maia Filho, foi voto vencido. Ele votou pelo arquivamento da ação por causa da extinção da punibilidade.

De acordo com o Ministério Público Federal, em contrapartida ao perdão da dívida de ICMS concedido pelo governo estadual, o então presidente da Cerpasa, Konrad Karl Seibel, pagou R$ 12 milhões a Jatene em propina, além de se tornar um dos principais patrocinadores de sua campanha ao governo. Em 2003, com as eleições ganhas, Jatene cumpriu o acordo com a cervejaria, segundo o MPF.

O processo tramita no STJ desde dezembro de 2004. Em 2007, o processo foi remetido para o Tribunal de Justiça do Pará, quando Jatene deixou o governo. Lá ficou até 2011, quando o réu retomou o mandato de governador, retornando para o STJ.

Em março deste ano, o governador e seu vice, Zequinha Marinho (PSC), foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral do estado. A decisão, tomada por maioria, partiu de uma denúncia do Ministério Público Eleitoral paraense que os acusava de abuso de poder político e compra de votos no pleito de 2014. Eles recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral, que não analisou ainda a questão. (Conjur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário