Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Carnaval de Santarém do Passado, sem mela-mela - Vale a pena ver de novo

Nas décadas de 60, 70 e 80, o carnaval santareno era uma beleza, nos salões dos clubes ao som de orquestras tocando marchinhas e, aos domingos, nas ruas da cidade os animados “blocos de sujo”. Nem se falava em escolas de samba, blocos de empolgação e não existiam, como hoje, as tais associações e ligas promotoras dos eventos carnavalescos, sempre exigindo do poder público maior soma de recursos financeiros.

Saudosamente, este blog posta, novamente, algumas fotos que mostram o quanto era bom dançar, pular e cantar em clima de total congraçamento entre as famílias e os amigos, sem disputas de títulos, sem confusão, sem droga, sem violência, mas com muita alegria.

Bloco de sujo fazendo evoluções na Avenida Adriano Pimentel
No Centro Recreativo - entre outros carnavalescos, Emir Bemerguy, Edilson Neves e Solano Lisboa.
No Centro Recreativo, gente animadíssima: Emir Bemerguy, Ruth Serruya, José e Carlos Serruya, Francisco Pereira, Loris Figueira e outros.

Centro Recreativo - deste bloco identifiquei: Carlos Serruya, Wilson Chaib, Isaac Lisboa, Diorlando Pereira, José Serruya, Alaíde Duarte e Henriqueta Frazão.
Paulo Ivan Campos era o cacique (terceiro da esquerda pra direita)
Todos os anos, na época de carnaval, o Centro Recreativo, clube considerado da elite santarena, promovia a “Festa dos Brotinhos”, para que os adolescentes, filhos e filhas de seus associados, pudessem também curtir a folia momina, pois nas demais festas só era permitida a participação de pessoas com a idade mínima de 18 anos. Para a criançada, o CR realizava a “Festa Infantil'.

Pois bem, na “Festa dos Brotinhos” eram formados diversos blocos que disputavam o concurso para a escolha e premiação do melhor em termos de fantasia e animação, como era também eleita e coroada a Rainha dos Brotinhos. As fotos acima mostram um desses blocos - de índias - composto por Ofélia Frazão, Helena Lisboa, Cicléia Marques , Helena Loureiro, Vera Silva e outros ´brotinhos`. O bloco era comandado por Paulo Ivan Campos.
 Os primos Emir Filho e Paulo Bemerguy (do blog Espaço Aberto) eram foliões de destaque no meio da gurizada
Década de 70 - Baile de coroação das rainhas (categorias infantil, brotinhos e adultos) do carnaval do Centro Recreativo. Além das eleitas (?), aparecem na foto o casal Aurea e Edenmar Machado (presidente do clube), Zé Serruya e eu.
Beatriz (Bia) Iida Imbiriba - Rainha do Carnaval
Nazaré Imbiriba Correa - Rainha dos Brotinhos
Atuando como mestre-de-cerimônia, comandei a apresentação e coroação dessas duas belas jovens. Isso, na década de 70, no Centro Recreativo, clube que promovia excelentes festas carnavalescas, sempre prestigiadas por expressivo número de associados e convidados.
Década de 60 - No Centro Recreativo, um grupo de foliões animadíssimos. Agachado, o carnavalesco Zé Serruya. Entre outros, também aparecem na foto Ruth Serruya, Emir Bemerguy, Francisco (Chiquinho) Pereira, Carlos Serruya, Loris Figueira, Selma Cardoso e Elza Frazão.

Dupla inesquecivel
Zé Fernando e Zé Serruya, foram símbolos da alegria dos velhos carnavais santarenos. Com saudade, a minha homenagem póstuma a esses dois diletos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário