Fale com este blog

E-mail: ercio.remista@hotmail.com
Celular/watsap: (91) 989174477
Para ler postagens mais antigas, escolha e clique em um dos marcadores relacionados ao lado direito desta página. Exemplo: clique em Santarém e aparecerão todas as postagens referentes à terra querida. Para fazer comentários, eis o modo mais fácil: no rodapé da postagem clique em "comentários". Na caixinha "Comentar como" escolha uma das opções. Escreva o seu comentário e clique em "Postar comentário".

quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

No Chile, papa Francisco pede perdão às vítimas de abusos sexuais

Fiéis saúdam papa no Parque O’Higgins, Santiago
Ontem (16), o papa Francisco expressou sua dor e vergonha pelos abusos cometidos por religiosos contra menores que mancharam a imagem da Igreja Católica, em seu primeiro discurso diante de autoridades políticas e civis do Chile. “Não posso deixar de manifestar a dor e a vergonha que sinto ante o dano irreparável causado a crianças por parte de ministros da Igreja”, afirmou o pontífice nesta terça-feira, dia 16, no Palácio de La Moneda, onde foi recebido pela presidente Michelle Bachelet.

“Quero me unir a meus irmãos no episcopado, já que é justo pedir perdão e apoiar as vítimas com todas as forças, ao mesmo tempo em que temos de nos empenhar para que isso não volte a se repetir”, afirmou.

A ONG americana Bishop Accountability – que desde 2003 se dedica a publicar os arquivos de acusados de abusos na Igreja Católica – divulgou na semana passada uma lista de quase 80 religiosos que abusaram de menores no Chile.

Um dos casos mais emblemáticos que marcaram a sociedade chilena foi o do padre Fernando Karadima, denunciado em 2010 por várias vítimas. Para a Justiça chilena, o caso prescreveu e o Vaticano o declarou culpado de abuso sexual. Ele foi condenado a se retirar para uma vida de oração e penitência.

Para as vítimas, pedir perdão não é suficiente. “Precisamos de atos concretos que o papa não toma na Igreja chilena contra os abusadores”, protestou o porta-voz da associação de laicos Osorno, Juan Carlos Claret, que luta para que o bispo Juan Barros, apontado como acobertador do “caso Karadima”, seja expulso. Às vésperas de sua chegada ao Chile, o país mais crítico da Igreja Católica na América Latina, a pressão cresceu contra o papa, que chegou a prometer tolerância zero para com os abusos, quando assumiu, em março de 2013.  (Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário